Sobre a mãe de Wilde, Jane Francesca Elgee


A mãe do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900) era esnobe, narcisista e megalomaníaca, apontada como "a influência mais determinante na infância" do autor, Jane Frances Elgee tinha apego pelas aparências, chegou a mudar seu nome para "Francesca" por achar mais chique. Também dizia ter ascendência toscana e, muito vaidosa, costumava mentir a idade, rejuvenescendo constantemente em cinco anos.
Ela gostava de desfilar pela sala de casa como uma diva no palco de um teatro, também era uma "mãe carinhosa e afetiva, sempre disposta a enfrentar a sociedade para proteger - por vezes correndo o risco de abalar sua reputação - seus filhos, que amava acima de tudo".
Nacionalista, Lady Wilde também foi uma militante que desempenhou um papel central no movimento separatista "Jovem Irlanda" da década de 1840. Esse engajamento político também despertou cedo a consciência do filho para questões ideológicas.
Traços da figura materna estão presentes na composição de diversos personagens femininas das obras de Wilde, o gosto por roupas mais extravagantes também seria outra tendência herdada por Wilde de sua mãe. Lady Wilde sonhava ter uma filha, mas não conseguiu. Ela vestia o pequeno Oscar com roupas femininas. Mas a biografia rebate que isso tenha relação com a homossexualidade do escritor. "Era costume nessa época, nas altas esferas da sociedade vitoriana, vestir crianças muito jovens com vestidos decotados e saias bufantes, tudo isso paramentado com sapatos de verniz e um penteado cacheado."


1 comentários:

Ana Paula disse...

Oi Dani!!

Vi o video seu e do seu marido na tempo digital e simplesmente amei...não pude deixar de comentar aki pra vc, como vcs dois sao fofos juntos!! parabéns!! que Deus conserve esta uião eternamente!!! mtassss felicidades!!

bjos

Ana Paula-Foz do Iguaçu

on-line agora...

Quem já passou por aqui...

Jim Morrison! All right!

Jim Morrison! All right!

Nosso SAVE THE DATE oficial

Nosso SAVE THE DATE oficial

Blogs que sigo e recomendo:

 

Copyright 2010 Casada e feliz!. This blog template designed by Creative Bytes.