Au revoir Horário de Verão!


Infelizmente amanhã os relógios de milhões de brasileiros deverão ser atrasados em uma hora, encerrando-se assim mais uma vez o "Horário de Verão".
Muitos brasileiros não tem noção dos inúmeros benefícios que ele trás, e olha que essa medida já faz parte da cultura do brasileiro, porém alguns se prendem a pequenezas do tipo: ah...o sol atrapalha, ...o dia fica mais longo, enfim... várias desculpas!
Segue aqui então um pouquinho do funcionamento do setor elétrico durante esse horário e seus benefícios:

Entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica, neste momento é que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento. Por isso essa flutuação é acompanhada pelas autoridades do setor, no caso, o Operador Nacional do Sistema (ONS), para afastar qualquer ameaça de desabastecimento aos brasileiros. Nesse período de demanda mais acentuada entra em funcionamento o serviço de iluminação pública nas cidades, o acionamento de placas e luminosos comerciais, aumenta-se o consumo nas residências pela maior utilização dos chuveiros, somando-se a isso, a entrada de aparelhos como ar condicionado, climatizadores, e o maior acionamento de geladeiras e freezers. Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo. A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar após as 19h, no sentido inverso das atividades industriais. Com dias mais quentes, propícios a passeios e atividades físicas ao ar livre, as pessoas retardam a utilização do chuveiro, pulverizando o uso desse equipamento, que apresenta alto consumo de energia. Essas são as principais razões para a adoção do horário de verão pelo Brasil, seguindo passos de muitos outros países, principalmente na Europa e na América do Norte.
Outro benefício importante para os clientes é uma tarifa mais barata, com a diminuição nos custos da operação do sistema.

Todo brasileiro deveria se conscientizar que o horário de verão é uma solução inteligente para o país. E que a medida traz muito mais vantagens que desconforto, não apenas pesquisas apontaram essa percepção nos últimos anos, mas também depoimentos de grande parte da população em veículos de imprensa e redes sociais.
ACORDA BRASIL!!!






Fonte de pesquisa: CPFL 

7 comentários:

joice oilveira disse...

eu gosto bastante, eh uma pena q vai acabar mesmo

Jaque on 24 de fevereiro de 2012 09:08 disse...

Eu sou a favor do horário de verão o ano inteiro. Pelo fato da economia e da comodidade também. Não tem nada mais gostoso que sair do trabalho e ver aquele sol lindo brilhando... Você aproveita muito mais, sem dúvida.

Agora o jeito é esperar o próximo né Dani?! Gostei do post ;)

Beijo!

Lu disse...

Dani, tb amo horário de verão... e percebi tb que a conta de energia veio menor no período.
A partir de domingo, as tardes serão mais curtinhas! :(

bjs

Tati on 24 de fevereiro de 2012 09:27 disse...

Eu amo o horário de verão, gosto de sair do trabalho ainda durante o dia, sinto que as pessoas ficam mais motivadas, sei lá, tenho essa visão do horário de verão. É uma pena durar tão pouco...

Jaque on 24 de fevereiro de 2012 13:36 disse...

Lindeza, meu presente chegou! :D :D
Amei tudo e vou guardar com muito carinho :)
Obrigada!!

Daniela Alves on 29 de fevereiro de 2012 10:36 disse...

Dani, não consigo ver suas postagens anteriores, amei as dicas para organização da casa! mas só consigo ver até esse postagem! beijos

Dani Neri on 29 de fevereiro de 2012 11:06 disse...

Daniela Alves, bom dia!!

Obrigada por avisar!

Infelizmente dependendo do navegador que você usa, a opção "postagens mais antigas" não aparecerá no rodapé do meu Blog.
Se você acessar pelo navegador Internet Explorer vc consegue!

Um beijo e obrigada por avisar xará!

on-line agora...

Quem já passou por aqui...

Jim Morrison! All right!

Jim Morrison! All right!

Nosso SAVE THE DATE oficial

Nosso SAVE THE DATE oficial

Blogs que sigo e recomendo:

 

Copyright 2010 Casada e feliz!. This blog template designed by Creative Bytes.