Dia 25 de janeiro: bye bye sacolas plásticas!


Eu, você... gostando ou não a partir do dia 25 de janeiro, que aliás é aniversário da cidade de São Paulo, nós consumidores não teremos mais escolha, os supermercados de grande porte irão mesmo banir a distribuição de sacolinhas plásticas, sendo assim teremos que nos acostumar a utilizar as chamadas “ecobags” ou usar caixas de papelão, carrinhos, etc.

Imagino eu que, quem deve estar comemorando são os fabricantes de sacos de lixo, pois a maior parte da população acaba usando as sacolinhas para descartar o lixo doméstico e com isso as pessoas acabarão comprando os sacos plásticos confeccionados para este fim.

Li que a eficácia dessa medida divide opiniões, pois como era esperado, a indústria de embalagens é contra o acordo entre o Governo de São Paulo e a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o setor aponta diversos fatores negativos para a proibição das sacolinhas plásticas, um deles diz respeito à higiene pois para a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, a Abief, as formas alternativas (retornáveis)  de carregar as compras podem gerar o acúmulo de germes e bactérias. EU CONCORDO!
Além disso, a Abief defende que o problema não é a sacolinha e sim o desperdício e o descarte inadequados, para a Associação, a solução não seria proibir, mas educar a população para que o material seja utilizado de forma responsável. 

O secretário de Meio Ambiente de Santos, Fábio Alexandre Nunes, concorda que o problema está no uso irresponsável da sacolinha, no entanto, acredita que a forma mais eficiente de educar e conscientizar a população é a proibição.
“Não podemos esperar que todos se conscientizem. O uso foi banalizado. A falta das sacolinhas em casa vai estimular o descarte correto de resíduos e uma mudança de comportamento.” disse ele.

E você? o que acha disso?

11 comentários:

Tati on 19 de janeiro de 2012 09:30 disse...

Não acho que seja certo tirar as sacolinhas de circulação, o ideal seria "educar" a população, mas enfim, manda quem pode obedece quem tem juízo, nós que não poluímos, que somos conscientes(minoria) pagaremos pelos erros do restante do mundo. Bjs

Gabi on 19 de janeiro de 2012 09:42 disse...

Eu acho correto, pois se você não tirar o pessoal nunca vai adquirir boas maneiras, afinal, ser humano é acomodado!!

Bjs

Ju Silveira disse...

Eu não sei se sou à favor ou contra..simplesmente acho que isso não vai resolver o problema do meio ambiente!!!

Luciana Medeiros on 19 de janeiro de 2012 10:53 disse...

Ah eu concordo, lógico que educar seria o correto mas é uma coisa que já vem sendo falada a tanto tempo e pouquissímas pessoas mudaram seus costumes. Eu mesma já uso a sacola retornável a mais de 1 ano e acho muito mais prático. Resolver o problema do meio ambiente não resolve mas é de pouquinho em pouquinho que se faz a diferença

DRI LEAL disse...

EU VOU SENTIR FALTA DELAS ACHO Q TDO MUNDO TBM, MAS É UM MAL NECESSARIO ESSA MEDIDA DE TIRAR AS SACOLINHAS, JAH Q O POVO NAO SABE TER CONSCIENCIA...

Midi on 19 de janeiro de 2012 11:14 disse...

Agora onde vou descartar as fraldas sujas do neném???

♥+♥=♥ on 19 de janeiro de 2012 11:32 disse...

Acho super certo essa atitude *-* fora que as outras sacolas ecológicas são um charme só!


http://www.agradeoseugatinho.blogspot.com/ (dicas de presente para o namorado)

Danielle Noronha disse...

Eu sou super fão de ecobags e tals, tá + do q na hora da populaçao acordar!

Miss on 19 de janeiro de 2012 12:24 disse...

Eu já sou adepta as caixas... meu marido sempre pede qdo fazemos despesa! As eco são lindas e vc pode comprar o modelo que mais atenda sua necessidade! Mas com uma unica ecobag não dá pra fazer compras... ideal é levar várias e dividir entre produtos de limpeza, enlatados e vidros e alimentos frescos! A boa distribuiçaõ do peso tb é bem importante! Há tb uns carrinhos/bag super lindinhos que pode ser levado... usa-se muito na feira e tem estampas modernas! Sejamos conscientes!
beijos

on 19 de janeiro de 2012 21:22 disse...

Não sei se vaia adiantar alguma coisa, mas vamos nos acostumar e espero que dê certo... Mas que vou sentir falta das sacolinhas pro lixo, isso eu vou viu? Hehehe...

Cris on 20 de janeiro de 2012 18:14 disse...

Concordo plenamente!

Se fossemos um país que preza-se a cultura e a reciclagem, talvez... deveríamos manter o uso, dos sacos plásticos. Porém... o caso não é esse.
Mas vejo outra vantagem, nisso tudo. Já estou vendo à venda sacolas para realizarmos compras, uma mais linda q a outra!!! *.*

* aliás vira um lindo, post!
Bom fds!
Bj

on-line agora...

Quem já passou por aqui...

Jim Morrison! All right!

Jim Morrison! All right!

Nosso SAVE THE DATE oficial

Nosso SAVE THE DATE oficial

Blogs que sigo e recomendo:

 

Copyright 2010 Casada e feliz!. This blog template designed by Creative Bytes.