"Rattan, ecologicamente correto!"








Eu adoro objetos de decoração e utensílios domésticos feitos de rattan, sejam bandejas, sousplats, porta-retratos, etc.
Esse tipo de material dá uma carinha mais rústica e robusta na decoração.
Mas qual o processo feito para se chegar nesse tipo de fibra?
Rattan é a designação de cerca de 600 variedades de plantas trepadeiras do género Calameae. Desenvolvem-se nas florestas tropicais e sub-tropicais da Ásia, Australásia e África, pertencem à família das palmeiras e chegam a atingir mais de 185 metros!
Rattan tem grande flexibilidade, é leve e resistente, produz uma resina conhecida como "sangue de dragão".
A partir do tronco, as fibras são desmembradas e utilizadas para fabricar cestarias, utensílios entre outros. As canas inteiras são utilizadas para estruturas de mobiliário e bengalas.
Os principais produtores e fornecedores de Rattan em escala mundial são a Indonésia, as Filipinas, o Sri Lanka, a Malásia e o Bangladesh.
Tratamento tradicional do Rattan: remoção da película superficial da cana, secagem, através de vapor de água e/ou métodos mecânicos, a fibra é trabalhada em várias fases, até se obter o objeto final.
O acabamento das peças pode incluir a envernização ou o banho em querosene que serve para uniformizar a cor, conferir maior resistência e durabilidade, e proteger contra ataques de insetos.
Rattan é um recurso valioso do ponto de vista ecológico e de sustentabilidade das florestas, pois desenvolve-se em florestas degradadas e em solos marginais.
Cresce mais rapidamente do que muitas madeiras tropicais.
Rattan é fácil de trabalhar e de transportar; constitui um dos recursos florestais não à base de madeira mais importantes da Ásia, promovendo a subsistência de milhões de pessoas.

3 comentários:

CHRIS MAGRY disse...

DANI EU AMO DE PAIXAO COISAS DE DECORAÇAO FEITAS DE RATTAN, SAO RUSTICAS POREM MTO MTO CHIQUES! PARABENS PELO BLOG! BJ NO CORAÇAO!

Nádia disse...

Dani,
Achei muito fofa as peças, porém não conhecia, realmente são muito chiques.
Beijos
Nádia

Katia disse...

adorei!!!!!!! eu tenho em casa! bjitos

on-line agora...

Quem já passou por aqui...

Jim Morrison! All right!

Jim Morrison! All right!

Nosso SAVE THE DATE oficial

Nosso SAVE THE DATE oficial

Blogs que sigo e recomendo:

 

Copyright 2010 Casada e feliz!. This blog template designed by Creative Bytes.