"Diferenças entre Champagne, Frisante, Pro Seco e Lambrusco"


Champagne: é um vinho espumante produzido na região de Champagne, na França, e somente os espumantes produzidos nesta região recebem este nome, entre os mais conhecidos estão o Moët & Chandon e o Veuve Clicquot Casa Valduga, em Bento Gonçalves, no RS.
Espumantes: existem inúmeras maneiras de fabricação deste tipo de vinho, as mais usadas são Champenoise e Charmat, na fabricação Champenoise a segunda fermentação se dá na garrafa; e o Charmat, quando esta ocorre em tanques pressurizados.
A qualidade final se define primeiramente pelo vinho-base e não pelo método escolhido.
Em outras palavras, a qualidade final é de fato, pouco influenciada pelo método, um bom vinho espumante produzido no Brasil, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, é uma boa opção, hoje dona da maior adega de espumantes da América Latina.
Uma dica são os vinhos da Vinícola Casa Valduga, com padrão de excelência já reconhecida internacionalmente e ganhadora de prêmios pela qualidade de seus vinhos.
Frisante: é um vinho que recebe através de um processo industrial o gás carbônico, processo igual ao da fabricação dos refrigerantes.
O mais conhecido hoje é o Lambrusco, produzido na região de Emilia-Romagna na Itália, ele é feito com tipos variados de uva e apenas estes produzidos na Itália recebem este nome.
Pro Seco: é um espumante que ao contrário do que pensamos, não é um vinho especial, e sim um vinho feito com a uva da qualidade pro seco, mais produzida na região de Veneto na Itália, aqui a sugestão também vai para os produzidos pela Casa Valduga.
Todos estes tipos de vinho são bebidas que tem borbulha, são tradicionalmente usados em ocasiões especiais como casamentos, bodas, aniversários, formaturas e eventos glamourosos.
Principalmente pelo costume de estourar a rolha, dá um toque especial de comemoração.
Não esqueça nunca: estes vinhos devido ao seu gás devem ser servidos gelados, porém não só no verão, no inverno ele deve estar mais refrescante do que gelado.

8 comentários:

Juliana Silva on 19 de junho de 2010 15:56 disse...

Oi Dani me interessei muito nesse post, pois uma das hipóteses nossa é realizar um bolo com champagne...adorei..
Bjs e bom fds

P.S: Tem selinho pra vc lá no blog

Lu e Valentina disse...

Hummm que delícia! Adoro Pro Seco!
bjs
Lu e Valentina

Camila Guinsani on 21 de junho de 2010 14:34 disse...

Dani também é cultura, minha gente! rs
Adorei essa aulinha sobre champanhes, pró-secos e lambruscos!
Confesso que mesmo trabalhando quase que diretamente com isso, não tinha ideia da diferença!
Mas, como não bebo nenhum deles, estou perdoada, certo? :)
Beijinhos, Dani!

Camila Guinsani on 21 de junho de 2010 14:35 disse...

Ah, esqueci de perguntar... qual deles vai ter no seu casamento?

SHEILA disse...

Adorei! bjkassssssss

PRi disse...

eita menina chic! hehe

Dani Neri on 21 de junho de 2010 19:55 disse...

Cami, terá um pouco de tudo! bjaooo

JACQUE disse...

HUMM ADORO UM LAMBRUSCO!

on-line agora...

Quem já passou por aqui...

Jim Morrison! All right!

Jim Morrison! All right!

Nosso SAVE THE DATE oficial

Nosso SAVE THE DATE oficial

Blogs que sigo e recomendo:

 

Copyright 2010 Casada e feliz!. This blog template designed by Creative Bytes.